Desde quando a arquitetura de deep learning chamada de transformer [1] fomentou aplicações de Large Language Modelos (LLM) no final da última década, a evolução exponencial da Inteligência Artificial Generativa (Gen AI) está transformando os negócios, da criação de conteúdo ao desenvolvimento de produtos [2], trazendo à tona um nível de inovação nunca antes imaginado. Ao contrário de outras formas de Inteligência Artificial (IA), que são principalmente usadas para analisar dados, reconhecer e replicar padrões ou automatizar processos [3], a Gen AI vai além: ela cria! Da geração de textos, imagens, vídeos, sons e até códigos em linguagem de programação, esta tecnologia oferece novas ferramentas para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
IA já existe desde a metade do século passado e sua evolução recente está ancorada no aumento exponencial da capacidade do poder computacional e armazenamento de dados juntamente com a redução de custo de ambos [4]. A Gen AI tem três grandes diferenciais quando comparada às outras ondas de avanços tecnológicos de IA: (1) ela é capaz de criar (textos, áudios, imagens, vídeos); (2) pela primeira vez na história, você pode interagir com uma IA mais generalista usando linguagem natural (i.e., você não precisa saber uma linguagem de programação como Python ou uma linguagem de banco de dados como SQL) e; (3) ela foi popularizada para além do mundo dos especialistas desde que o ChatGPT impressionou o mundo no final de 2022 [5].
Como a Gen AI é capaz de lidar com contextos mais complexos (e.g., grandes volumes de dados) e gerar novos conteúdos (e.g., textos simulando uma conversa) suas aplicações são inúmeras e seu uso habilita vantagem competitiva de grande impacto nos diversos setores. De fato, ela tem sido amplamente empregada para aumento de eficiência e consequente redução de custos, como por exemplo em aplicações de atendimento ao cliente, evoluindo a forma de se comunicar em escala com hiper personalização. As pesquisas mostram que além do aumento da eficiência (i.e., redução de custos) essa tecnologia tem habilitado o aumento da qualidade em escala [6].
Casos de sucesso: Inovação usando Gen AI
Empresas inovadoras já estão capitalizando com Gen AI para transformar seus negócios. Um exemplo marcante é a própria Open AI que, quarter após quarter, vem impressionando o mundo com versões cada vez mais revolucionárias de seus modelos de GPT (do inglês, Generative Pre-trained Transformer) disponibilizadas ao público no produto chamado ChatGPT [7]. Ferramentas baseadas neste produto são amplamente utilizadas para gerar textos publicitários, resumos de relatórios e até mesmo artigos completos. Isso libera tempo para que equipes criativas possam focar em estratégias mais complexas e inovadoras.
A Microsoft, por exemplo, incorporou ferramentas de Gen AI em um produto chamado Copilot dentro de seu pacote de produtividade Office 365. Ele permite criação automática de notas de reuniões realizadas no Teams, rascunho de emails do Outlook de forma automática permitindo ajustar tom (e.g., assertivo, formal, casual), tamanho (curto, médio e longo) e até mesmo o uso do recurso para resumir longas threads de emails. É possível utilizá-lo também na assistência de criação de documentos no Word, baseado em templates prévios ou até mesmo usando como referência outros arquivos como planilhas eletrônicas do Excel ou slides do Power Point. Em um estudo publicado pela Microsoft no final de 2023 [8], os resultados apontam redução significativa de tempo para realização de tarefas diversas sem comprometimento na qualidade, chegando a reduções médias de 73,8% em tarefas do Teams e 55,8% na criação de códigos em linguagem de programação usando o Copilot do GitHub.
Outro exemplo interessante é o da Adobe, que incorporou a Gen AI ao seu software de design, permitindo que designers criem novas artes com base em descrições textuais. A possibilidade de usar textos em linguagem natural para criar peças de campanhas publicitárias em segundos, em conjunto com ferramentas de test and learn, está transformando completamente a forma como as empresas fazem marketing hoje [9].
Vantagens da Gen AI para a estratégia de negócios
O uso de Gen AI pode contemplar aplicações em melhoria contínua para garantir a excelência operacional, como é o caso de áreas de atendimento ao cliente que já utilizam de AI para aumentar a capacidade de automação até o nível de hiper personalização [10], onde cada cliente tem um histórico próprio da relação com o negócio (promotor, detrator ou neutro), preferência de linguagem (formal, casual, regionalismos), e outras preferências como horário e frequência que prefere ser abordado além de ofertas mais adequadas ao seu perfil.
Já o uso para criação de vantagem competitiva pela inovação as aplicações vão ao infinito, dado que a tecnologia permite criar para além dos dados usados no seu próprio treinamento. O iLovePhD, por exemplo, lista mais de 150 ideias de projetos de inovação com Gen AI para transformar diversas indústrias, desde a da saúde (com diagnósticos por imagem, por exemplo), passando pela educação (programas de aprendizados personalizados, criação de conteúdos, entre outros) até manufatura (desenho e otimização de produtos, gestão de cadeia de suprimentos, robótica e automação) [11].
Mesmo com todas as facilidades e vantagens de se usar linguagem natural ao interagir com Gen AI, o conhecimento especialista pode potencializar e muito os resultados, valendo-se por exemplo de técnicas de prompt engineering para aprimorar a forma como os modelos de GPT geram os resultados desejados (chamados de completion). Até mesmo para o público mais técnico há vantagens de se conhecer a teoria e prática dos modelos. Programadores que utilizam o Copilot do GitHub, por exemplo, podem aumentar consideravelmente a qualidade da assistência do Copilot ao criar o hábito de comentar o código antes de criá-lo, o que não é prática comum.
Oportunidades e desafios no uso da Gen AI
Mesmo sem um consenso nas estimativas do tamanho da oportunidade global das aplicações de Gen AI, as projeções apontam ordem de grandeza de trilhões de dólares anuais até 2030. Com tanta oportunidade na mesa, é fundamental contar com o conhecimento de especialistas não apenas para extrair o melhor das soluções baseadas em Gen AI, mas também para acelerar a adoção das lentes de tecnologia e analytics como parte integrante das estratégias de negócio no nível executivo. A EloGroup, juntamente com o TEC Institute, publicou em Setembro de 2024 a pesquisa “Tech C-Level Brasil” em uma edição especial da MIT Technology Review no Brasil [12] falando sobre a visão executiva da integração das lentes de tecnologia e analytics integrada com o negócio para criação de vantagem competitiva.
A Inteligência Artificial Generativa (Gen AI) está rapidamente se tornando uma das tecnologias mais revolucionárias da última década. Sua capacidade de criar conteúdo original, personalizar experiências e otimizar operações empresariais oferece uma vantagem única para negócios que desejam liderar a inovação em seus setores. Ao investir em Gen AI, as empresas não estão apenas acompanhando as tendências tecnológicas, mas estão moldando o futuro dos negócios.
Referencias:
- [1] Vaswani, A. et al. Attention is All you Need. Advances in Neural Information Processing Systems. 30. Curran Associates, Inc. 2017.
- [2] Gozalo-Brizuela, R.; Merchan, E. A Survey of Generative AI Applications. Journal of Computer Science. 20. 801-818. 2024.
- [3] Aggarwal, C. Data Mining: The Textbook. Springer Publishing Company, Incorporated. 2015.
- [4] Diane C.; Lucy H. 21st century progress in computing. Telecommunications Policy, 48, 1, 2024.
- [5] Marr, B. A Short History Of ChatGPT: How We Got To Where We Are Today. Forbes. 2023.
- [6] Dobi, R. How generative AI can boost highly skilled workers’ productivity. MIT Sloan. 2023.
- [7] Open AI. Introducing ChatGPT. Disponível em: <https://openai.com/index/chatgpt/ >. Publicado em: 22 Nov. 2023.
- [8] Cambon, A. et al. AI and Productivity Report – First Edition: Early LLM-based Tools for Enterprise Information Workers Likely Provide Meaningful Boosts to Productivity. [s.l.]: Microsoft, 2023.
- [9] Islam, T. et al. Transforming Digital Marketing with Generative AI. Computers. 13, 7. 168. 2024.
- [10] Walch, K. How Generative AI Is Driving Hyperpersonalization. Forbes. 2024.
- [11] iLovePhD. 150+ Innovative Generative AI Project Ideas: Transforming Industries and Advancing Technology. Disponível em: <https://www.ilovephd.com/100-generative-ai-project-ideas/ >. Publicado em: 14 Jul. 2024.
- [12] TEC Institute & EloGroup. “Tecnologia e a transformação do C-level no Brasil”. MIT Tecnology Review Brasil. 2024.