Os jogos como serviço são um modelo de negócios em que os desenvolvedores oferecem o jogo de forma contínua, geralmente por meio de serviços baseados em assinatura ou com atualizações pagas periódicas. Ao contrário do modelo tradicional, onde o consumidor compra o jogo uma vez, o GaaS oferece novas experiências de forma constante, estendendo a vida útil do jogo e maximizando o valor gerado ao longo do tempo.
Esse modelo está presente em jogos como Fortnite, Apex Legends e World of Warcraft, que fornecem conteúdo novo regularmente, criando uma experiência mais envolvente e prolongada. Os principais benefícios do GaaS para as empresas incluem:
- Receita recorrente: Em vez de uma única compra, os desenvolvedores podem continuar monetizando o jogo ao longo do tempo.
- Engajamento prolongado: Ao oferecer novos conteúdos, eventos e atualizações, as empresas mantêm os jogadores interessados e ativos no jogo.
- Comunidade de jogadores: O GaaS cria uma comunidade fiel de usuários que participam ativamente do desenvolvimento e da evolução do jogo.
Esse modelo também facilita o crescimento de novos tipos de produtos e serviços, como os “battle passes” (passes de batalha) e as microtransações dentro do jogo, que geram grandes volumes de receita.
Dados e crescimento do mercado
De acordo com o relatório da Newzoo, o mercado de jogos digitais gerou aproximadamente US$183,9 bilhões globalmente em 2023, com o segmento de GaaS respondendo por uma parte significativa desse total. Jogos baseados em serviços como Fortnite e Call of Duty: Warzone arrecadaram bilhões apenas com microtransações, destacando o poder desse modelo de negócios.
Ainda segundo o Newzoo, a expectativa é de que o mercado de jogos continue crescendo a uma taxa anual de 7,2%, com a maior parte desse crescimento impulsionado pelos jogos como serviço, que permitem atualizações frequentes e um fluxo constante de receita.
Os jogos como serviço também estão mudando a maneira como a mídia digital é consumida e distribuída. Plataformas como Twitch e YouTube Gaming popularizaram o streaming de jogos, transformando os jogadores em criadores de conteúdo e celebridades digitais. Esse fenômeno está criando uma nova forma de entretenimento, onde assistir a alguém jogar se tornou tão popular quanto o ato de jogar em si.
O caso Fortnite e parcerias com marcas
Um dos exemplos mais notáveis de GaaS é o Fortnite, que redefiniu a forma como jogos e marcas se integram. Além de ser um sucesso de receita com vendas de itens in-game, Fortnite se tornou um espaço virtual para parcerias com grandes marcas. Eventos como o show do rapper Travis Scott em 2020 atraíram mais de 12,3 milhões de espectadores simultâneos, transformando o jogo em uma plataforma de entretenimento inovadora e um marco para o mercado digital.
O Fortnite foi pioneiro em colaborações com marcas como Nike, Marvel, e até Gucci, oferecendo skins, acessórios e eventos personalizados dentro do jogo. Essa abordagem permitiu que as marcas alcançassem públicos que rejeitam métodos tradicionais de publicidade, aproveitando o engajamento do Fortnite para criar experiências de marca autênticas e imersivas. Esse tipo de integração exemplifica como o GaaS oferece novas possibilidades de monetização, colocando as marcas diretamente dentro do ambiente virtual dos jogadores.
In-game ads e o potencial de publicidade
Uma das oportunidades mais interessantes que o GaaS oferece é o surgimento de novas formas de publicidade dentro dos jogos. As “in-game ads” (anúncios no jogo) se tornaram uma forma poderosa de alcançar públicos que tradicionalmente rejeitam os métodos tradicionais de publicidade. Uma pesquisa recente da IAB (Interactive Advertising Bureau) mostrou que a publicidade dentro de jogos (in-game advertising) está em rápida expansão, com um crescimento projetado de US$8,53 bilhões em 2024 para US$11,49 bilhões até 2027. Isso representa uma taxa de crescimento significativa, impulsionada pela crescente relevância dos jogos como plataformas seguras e eficazes para anúncios. Cerca de 86% dos anunciantes consideram a publicidade em jogos segura para as marcas, e 40% planejam aumentar os investimentos nessa área no próximo ano.
GaaS e o futuro do entretenimento
À medida que a tecnologia avança, o modelo de “jogos como serviço” provavelmente continuará a evoluir e influenciar outras formas de entretenimento.