Independente do mercado, ter qualidade em produtos e serviços é o mínimo que se espera de uma empresa e isto já não é mais um diferencial de mercado. É obrigação para sobreviver!
Diferente disto, a RELAÇÃO que você tem com seu consumidor, isso sim, pode ser um grande diferencial. Isso pode, certamente, demonstrar a PERTINÊNCIA que sua marca tem na vida do cliente e, aqui, está a mágica das estratégias de Customer Experience (CX).
Decore isso: A RAZÃO pela qual sua marca existe e permanece na vida de seu consumidor, nenhuma outra marca pode ocupar!
Logo, seus times devem ser obcecados pela busca desta razão.
Sob esta premissa, é preciso acompanhar os movimentos do cliente. Entre o que eu acho, o que você acha, o que a companhia acha, nada deveria ser mais relevante para uma empresa o que aquilo que o cliente tem a dizer. Por vezes, as empresas pensam em inovar, ter tecnologias super avançadas, enfeitar e decorar os processos com mimos quando, na maioria das vezes, era só OUVIR o cliente que ele não é uma persona definitiva, como muitas áreas de CX acreditam. O cliente é um ser vivo e, como tal, varia de vontade, varia de contexto e, quando as empresas entendem isso, sabem que standards e padrões não perenizam relacionamento. É preciso evoluir conforme as diferentes fases de seus consumidores.
É comum após a entrega do serviço e/ou produto, as empresas somente se comuniquem com seus clientes para fazer intervenções comerciais, como mandar uma promoção ou o anúncio de um novo produto. Normalmente, são comunicações unilaterais.
Surpreenda seu cliente questionando a opinião dele sobre como poderia ser um novo serviço e/ou produto. Pergunte se você pode ajudar em algo, mesmo sem o cliente questionar. Faça oficinas/clínicas e coloque clientes e seus times para pensarem juntos.
Isto é dar robustez para um relacionamento. Isto é tornar o relacionamento uma mão dupla de opiniões. É tornar-se relevante um na vida do outro.
O que sua marca significa na vida do seu consumidor? Pense nisso. A resposta lhe trará excelentes insights sobre a qualidade da sua atual estratégia de Customer Experience.