O mercado de games transcende há muito a simples noção de entretenimento. Atualmente, essa indústria colossal que, de acordo com a Newzoo, já fatura mais que a indústria de cinema e música juntas, não apenas domina o lazer global, mas também se estabelece como um negócio relevante na economia podendo ser protagonista, além do entretenimento, em diversos segmentos de negócios.
De acordo com a Pequisa da Indústria Brasileira de Games 2023, pelo relatório fornecido pela Abragames, no ano de 2022, 58% dos jogos desenvolvidos no Brasil foram com objetivo de entretenimento. Temos aí um mercado de 42% para outros fins, sendo representados pelos Advergames, Jogos Educacionais, Jogos de Treinamento Corporativo e até Jogos para a Saúde.
A magnitude do mercado de games pode ser vista tanto em seu valor de mercado, que se estende a bilhões de dólares, quanto em sua capacidade de influenciar e integrar-se em várias outras indústrias
Além do aspecto econômico, os games estão sendo cada vez mais reconhecidos por seu valor educativo. Eles têm sido aplicados em ambientes educacionais para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizando mecânicas de gamificação para transformar o aprendizado em um processo mais dinâmico e interativo.
O uso dos games na educação também destaca a importância do desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, a atenção, o trabalho em equipe e a capacidade de tomada de decisão. Além disso, no campo da reabilitação e terapia, games são utilizados para ajudar pacientes a recuperar habilidades motoras e cognitivas de forma mais envolvente, com maior engajamento e consequentemente com resultados mais efetivos.
Tudo isso ainda sem citar o mercado de Esports, onde equipes altamente profissionalizadas, assim como em times de futebol, contam com equipe técnica, acompanhamento psicológico e disciplinar, disputando campeonatos onde a premiação pode ultrapassar a casa dos milhões de reais.
Dessa forma, é fundamental que quando falamos em games, tenhamos uma visão mais ampliada sobre esse mercado que vai muito além de joguinhos para entretenimento, afinal, os games já passaram de fase, desempenhando um papel essencial na nossa economia, cultura e sociedade.